domingo, 10 de abril de 2011

A GARRAFA



A GARRAFA

Que importa o caminho
da garrafa que atirei ao mar?
Que importa o gesto que a colheu?
Que importa a mão que a tocou
-- se foi criança
ou o ladrão
ou filósofo
quem libertou a sua mensagem
e a leu para si ou para os outros?

Que se destrua contra os recifes
ou role no areal infindável
ou volte às minhas mãos
na mesma praia erma donde a lancei
ou jamais seja por olhos humanos
que importa?

...se só de atirá-las às ondas vagabundas
libertei meu destino
da sua prisão?...

Manuel Lopes


Comentário:

Belo poema A Garrafa
valeu por muitos barris
do vinho mais valioso
bebido lá em Paris
veio nas ondas da net
e me tornou mais feliz.

Garrafa enxuta por dentro
e tão molhada por fora
impregnada do eu
de alguém que ao longe chora
me embriagou com palavras
na aridez dessa hora.



(Gilberto Cardoso dos Santos)

2 comentários:

  1. A garrafa cai e vaga
    Nas águas tensas do mar
    E leva só desabafos
    Dentro dela à descansar
    Espero que ela avance
    E o seu destino alcance
    Bem antes de se quebrar.

    ResponderExcluir
  2. Gil gostei muito do teu comentário sobre este bonito poema…. o comentário vale o poema!!!

    ResponderExcluir