ISAURA ROSADO RECEBEU PESQUISADOR SOCIAL
A Secretária Extraordinária da Cultura do Rio Grande do Norte Isaura
Rosado recebeu em audiência, no final de junho, o Pesquisador Social Epitácio
Andrade, para tratar da viabilização do Evento: “Cangaço e Negritude”, previsto para ocorrer no período de 08 a 10 de julho, nas cidades potiguares de Currais Novos, Caicó, Messias Targino e Patu, e também, na cidade paraibana de Catolé do Rocha.
Atendendo a solicitação da presidente da Fundação Cultural José Bezerra
Gomes, Professora Graça Nunes, que apóia a realização do evento, Doutora Isaura
garantiu a participação do Pesquisador da Cultura Indígena Aucides Sales, no Encontro Gastronômico da Negritude, no dia 08 de julho, no Restaurante Currais Novos, onde abordará o tema “Interação da Culinária Negra com Indígena”. No mesmo encontro, estão programadas intervenções orais do Técnico em Agropecuária da EMATER/RN Aderban Medeiros, abordando o tema “Abelhas Cangaceiras não Produzem Mel”; da Historiadora Socorro Fernandes Cruz sobre a “História da Culinária Afro-brasileira”; e do Pesquisador Epitácio Andrade sobre a “Invenção da Maxixada”.
Legenda 2: Pesquisador Epitácio com a Historiadora Socorro Cruz.
Na ocasião da visita a Secretária de Estado Isaura Rosado, o Pesquisador
do Cangaço Epitácio Andrade a presenteou com os folhetos “O Delegado que Virou
Cangaceiro” e “Jesuíno, o cangaceiro Brilhante”, do Poeta Gil Hollanda, que vai
coordenar o Encontro Gastronômico da Negritude e lançará os cordéis “ABC da
Cachaça” e “ABC da Rapadura”.
Legenda 3: Capa de “Jesuíno, o cangaceiro Brilhante”, de Gil Hollanda.
O Encontro Gastronômico da Negritude está inserido na programação do Evento: “Cangaço e Negritude”, que busca tematizar o fenômeno do Cangaço de
Jesuíno Brilhante (1871-79) com o resgate da negritude sertaneja, representada pelo grupo étnico constituído pela Família Limão, cujos membros ganharam notoriedade na literatura sobre o tema, por serem considerados como os principais algozes do maior cangaceiro potiguar.
Meu querido amigo Gilberto
ResponderExcluirO Seminário sobre Jesuino Brilhante, realizado nos municípios de Currais Novos, Caicó, Catolé do Rocha, Messias Targino e Patu, além da passagem por Acari, foi uma experiência muito interessante.
Incentivar os estudos da cultura local, em especial do cangaço no RN e PB, é um grande desafio desses grandes pesquisadores e promotores da cultura nordestina.
Grande abraço e parabéns pelo blog.
Gilberto parabens pelo comentário cobre Jesuino Brilhante, gostaria muito de ter participado, sou professora em Diadema"Grade ABCD" trabalho na Escola da prefeitura e também do Estado, trabalhamos esse ano com a literatura de cordel. As crianças, a maioria descendente de nordestinos adoraram participar, sentiram os próprios contadores de suas histórias. A nossa meta na EeDeputado Gregório Bezerra, o formar alguém que possa aprender a ler e que estabeleça relações com o texto e a realidade. Tudo isso encontramos no Cordel. Por tudo isso adorei e seu blog. Necessitamos de gente como vc que traz para essa juventude, esse mundo encantador. Parabéns Nilza Lagercrantz. SBC- SP
ResponderExcluirAonde encontrar livro a saga dos Limões
ResponderExcluirSou da familia Limão, sou nascido na cidade de Bebefouro SP, e atualmente moro na cidade de Uchôa SP, quero muito se possivel o Livro da Saga dos Limões, alguem pode me ajudar, meu Contato telefonico 17-981467700, e o fixo é 17-38261002, ficaria muito agradecido se alguem ppudesse me ajudar
ResponderExcluir