terça-feira, 19 de maio de 2020

A QUEM TIVER SACO E INTERESSE PARA LER



A QUEM TIVER SACO E INTERESSE PARA LER 


Após ler a reportagem contida na manchete "Xi Jinping: Vacina chinesa contra covid-19 será “bem público global”, alguém comentou: 

"Eles que meteram q gente nesta merda não fazem mais que obrigação."

Reagi negativamente, dizendo: "quanta ignorância."

De imediato, veio a resposta: "não acho não . Estou longe de ser ignorante . E atenta um detalhe : estou longe tb de ser Bolsominion."

Prosseguimos: " bom saber, amiga"

Ela: "alguém que me chama de ignorante sem me conhecer nao pode se permitir de me chamar de amiga .."

Dai, lhe dei a seguinte resposta:

Já que você a quem não conheço insiste em reagir negativamente, mesmo diante de minha posterior abordagem positiva – que resultaria, provavelmente, num apagamento de minha postagem ou pedido de desculpas - buscarei explicar porque a chamei de ignorante.
A Bíblia, tão mal utilizada nesses dias, diz algumas verdades. Uma delas, é: “pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” Isso é verdade, principalmente em plataformas como o Facebook. Nós nos expomos no que dizemos. Como não a conheço, julguei-a por suas palavras. Dei uma rápida olhada em suas postagens para não cometer mais injustiças e vi o quanto você é ríspida, seca, no que posta. Ignoro isso, decerto, por ter um temperamento diferente do seu. Atitudes como a sua sempre me chocarão, independentemente de onde venham.
O que você disse me pareceu típico de quem acredita que os chineses intencionalmente espalharam um vírus para desgraçar o mundo. Essa revolta contra o povo chinês é bem comum entre os bolsominions. Eles dizem coisas semelhantes a respeito deles.
Numa outra postagem, você insinua que os chineses podem ter tramado algo. Eis o que postou: Vai haver uma recessão muito grande e eu acho que sim devemos mandar a conta pra China se é que eles acham que vão se dar bem depois.” Se um bolsomínion postasse isso, não estranharíamos, pois é bem típico deles.
Não sendo seguidora de Bolsonaro, você se expressou como um deles. Reproduziu seu discurso. Daí o meu ato reflexo. Diariamente luto aqui e em outros espaços contra o fascismo e influência das Fake News. Vejo essa dureza de discurso, sempre recheada de ofensas contra a esquerda, reveladoras de uma deficiência no campo da empatia e do exercício da alteridade.
Há um detalhe interessante: em nenhum momento eu a chamei de bolsomínia. Para ser ignorante sobre determinado assunto não é necessário ser bolsomínion. Ante minha indignação, porém, você deve ter percebido quão semelhante era seu discurso do deles e aceitou a carapuça.
No Rio Grande do Norte o adjetivo ignorante tem dupla significação. Alguém pode ser cultíssimo, sapientíssimo, inteligentíssimo, detentor de diversos diplomas e ser um ignorante. Ignorante aqui pra nós é quem é ríspido nas respostas, mal-educado, bruto. Em uma de suas postagens, você se dirige ironicamente a quem lhe pede moderação nas palavras com a expressão “Vá se lascar”. Isso pra nós é uma resposta ignorante. Ignorante no sentido de que ignora os sentimentos do interlocutor.
O que menos a China precisa nesse momento é de xingamentos. Não custa nada manter um silêncio eloquente ou expressar gratidão pelo gesto. Claramente eles estão indo na contramão do que dizem os ultradireitistas. Não esperam lucrar com a vacina.
Fiquei feliz por saber que você é de esquerda, por isso a chamei de “amiga”. Julguei que a partir daí poderíamos interagir positivamente, mas você foi tão grossa comigo quanto foi com o povo chinês.
Creio que suas palavras representam um fogo amigo, altamente indesejável nesse momento crucial de nossa história. Vêm-me à mente as palavras de Drummond: Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Precisamos ter um discurso mais coeso, cada vez mais afinado com a ética, com o humanismo, com o bom senso. Deixemos essa dureza toda e amargura para a turma da Direita, tão afeita a esse tipo de linguagem.
Sei que não é fácil sermos amigos depois disso tudo. Sinto-me culpado pela deflagração da bomba. Mas saiba que é sempre um prazer interagir com gente inteligente como você. Se sua inteligência emocional tiver a estatura de sua racionalidade, certamente saberá relevar minha falha inicial.
Abraços!


Reportagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário