sábado, 27 de abril de 2013

DE QUEIXO CAÍDO COM A TELEXFREE - Gilberto Cardoso dos Santos


Fico de queixo caído com alguns conhecidos que estão ganhando dinheiro fácil com a Telexfree. A tentação é grande porque o testemunho é forte. Uns dizem não saber mais o que fazer com tanto dinheiro. 

Fui convidado a assistir ontem uma palestra sobre o empreendimento mas, por motivos superiores, não pude comparecer. Ouvi dizer que houve testemunhos magníficos e que o vereador Josemar Bezerra falou maravilhas sobre o empreendimento. Inegavelmente, alguns estão enriquecendo com a Telexfree. 

O que mais me encanta é a certeza de alguns que se responsabilizam pelo ressarcimento do dinheiro investido caso haja falência. Grande, porém, é o número dos que, surpreendemente, investem cônscios de que se trata de um investimento de risco. Um amigo meu colocou seu carro à venda.

Ainda há pouco, pesquisei no Youtube a respeito e minha atenção foi chamada para esse vídeo em que Luis Nassif, especialista em economia, opina sobre a Telexfree. Estaria ele ultrapassado em sua visão? Alguém me disse que talvez estejamos diante de um novo paradigma, diante de um tipo de empreendimento que só tende a crescer. Favoráveis e desfavoráveis, fiquem à vontade para opinar.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

UM GAROTO MUITO INTELIGENTE - Gilberto Cardoso dos Santos


Diz a Bíblia que Jesus, aos doze anos, impressionou os doutores  com sua sabedoria. Esse garoto de 9 conseguiu fazer algo parecido. Seria alguém com vocação inata para a filosofia ou apenas o fruto de uma boa educação? Talvez as duas coisas e algo mais. O certo é que este admirável moleque ganhou a simpatia de muita gente. 
Discordo quando afirmam que ele pensa como um adulto. Grande parte dos adultos que conheço parecem ainda raciocinar como crianças de nove anos. O conhecimento e aparente grau de compreensão desse garoto parece além do que muitos universitários conseguem após anos de estudo. Ouça-o e tire suas conclusões.


terça-feira, 23 de abril de 2013

A ESTRATÉGIA DE GATO MELADO - Gilberto Cardoso dos Santos



Gilberto Cardoso Dos Santos
“Gato Melado”, por sua força imagética, é um apelido que se destina  a grudar na memória dos que o ouvem. Apesar da grande popularidade, o conhecimento sobre esse cidadão restringia-se a Santa Cruz e adjacências, até à memorável Quinta-Feira Santa de 2008, quando a chuva caiu pesadamente causando grandes estragos no Rio Grande do Norte.  Uma ponte ruiu entre São Bento e Santa Cruz, impossibilitando o vai-vem costumeiro e obstaculizando o caminho de familiares que vinham doutros lugares loucos por um feriadão. Ônibus e carros pequenos pararam ante o abismo dando origem a um amontoado de bagagens e pessoas frustradas. A solução era retornar ou percorrer um lamacento braço de rio rumo ao destino pretendido. Foi aí que chegou Gato Melado com uma escada velha e uma ideia nova, disposto a lucrar com a desgraça alheia.

Colocou a longa escada numa parte abissal, facilitando grandemente a travessia. Um real era o valor exigido para que se tivesse o acesso. Não foram poucos os que pagaram pelo serviço! Logo chegou um helicóptero. Era a mais importante equipe de TV do estado que vinha para fazer cobertura. Encantaram-se com o jeito bonachão do dono da escada e com sua estratégia. Filmaram-no, e à noite o estado inteiro teve a oportunidade de vê-lo e saber da história. Aproveitando bem seu minuto de glória, sorriu para a câmera, encostou o polegar gordo em uma das têmporas e disse que aquilo era um ato de inteligência.

Sem dúvida foi uma boa estratégia, digna de figurar como ilustração em qualquer livro de autoajuda. Ele fez o que faz todo empresário de sucesso. Vislumbrou uma oportunidade onde todos, cegados pela adversidade,  só viam problemas. Foi desprezado por alguns, diga-se, mas o desprezo destes foi compensado pelos trocados de outros e, de sobra, teve seu instante de glória.

A escada de Gato Melado, frágil peça de madeira posta como ponte entre duas cidades, é uma viva ilustração do como funciona o capitalismo. Mostra, também, a razão de ser de toda criatividade humana, pois cada invento é uma ponte entre uma necessidade e uma superação. À semelhança de Gato Melado, líderes religiosos de todos os quadrantes deste mundo redondo,  fornecem escadas que conduzem a outras dimensões e lucram com isso. Trata-se, pois, de uma estratégia antiga, essa de improvisar caminhos entre os homens e seus objetivos.

À noitinha daquela quinta-feira santa estava a caminhar e vi uma pequena multidão se aglomerando à porta de um barzinho para vê-lo na TV.
A fama do conhecido moto taxista não parou por aí, pois sua atuação acabou por render-lhe também essa crônica e a trazê-lo a este blog. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

MALU PAES - Gilberto Cardoso dos Santos



Malu Paes, moça saudável
vive de modo feliz
uma vida sustentável
que com a razão condiz
sua saúde invejável
e vigor admirável
envergonha o especismo
e à dieta justifica
pois seu corpo testifica
a favor do veganismo

"Bonita até pra chorar"*
como nos diz a canção
ao deitar e levantar
mesmo chupando limão
bonita por evitar
a indústria alimentar
que vive da exploração
de animais inocentes
belos seres sencientes
postos em escravidão.

Gilberto Cardoso dos Santos

*Referência à musica QUASE COLORIDA (Jorge Ben Jorge) e ao vídeo Suco Verde Integral de Caqui

terça-feira, 2 de abril de 2013

Parabéns, Wescley Gama, por seu amor à cultura! - Gilberto Cardoso dos Santos


Tanta coisa ele faz
que me deixa admirado
a cultura é seu legado
cultura em nome da paz
mostra do que é capaz
com energia e candura
seu nome se estrutura
vejo crescer sua fama
Parabéns, Wescley Gama,
por seu amor à cultura!

 Semelhante ao rei Midas
 que em tudo quanto tocava
 logo em ouro transformava
 ele tem mudado vidas
 drogas foram esquecidas
 emoções acharam cura
 o seu trabalho perdura
 pois é feito por quem ama
Parabéns, Wescley Gama
por seu amor à cultura

Com muita simplicidade
Ele segue semeando
E a cultura vai florando
Mesmo com dificuldade
Não sei se sua cidade
O reconhece à altura
Sim ou não, sua postura
É a de quem não reclama
Parabéns, Wescley Gama
Por seu amor á cultura!